Para o projeto de efeito de olhos piscando com display OLED I2C no Arduino, as conexões são bem simples. O display OLED utiliza o protocolo I2C para comunicação, o que reduz a quantidade de pinos necessários para a conexão.
Passo a passo para as conexões:
VCC: Conecte o pino VCC do display OLED ao pino 5V do Arduino. Isso fornece a alimentação necessária para o display.
GND: Conecte o pino GND do display OLED ao pino GND do Arduino, completando o circuito de energia.
SCL: O pino SCL do display OLED deve ser conectado ao pino A5 (SCL) do Arduino, que é o pino de clock no protocolo I2C.
SDA: O pino SDA do display OLED deve ser conectado ao pino A4 (SDA) do Arduino, que é o pino de dados no protocolo I2C.
Código simples para o efeito de olhos piscando:
//------------------------------------------------------------// ---------------- victor cunha -----------------------------//------- exemplos basico de escrita no display oled I2C -----//------------------------------------------------------------//----------- Efeito de olhos piscando -----------------------#include <Adafruit_SSD1306.h>//INCLUSÃO DE BIBLIOTECA#include <Adafruit_GFX.h>#include <Wire.h>Adafruit_SSD1306 display = Adafruit_SSD1306(); //OBJETO DO TIPO Adafruit_SSD1306void setup() {// Inicialize o display OLEDWire.begin(); //INICIALIZA A BIBLIOTECA WIREdisplay.begin(SSD1306_SWITCHCAPVCC, 0x3C); //INICIALIZA O DISPLAY COM ENDEREÇO I2C 0x3Cdisplay.clearDisplay();delay(50); // Mostra a tela de inicialização por 2 segundos}void loop() {// piscafor (int y = 30; y >15 ; y--){display.clearDisplay();display.fillRect(30, y, 25, 20, WHITE); // x, y, largura, altura // olho esquerdodisplay.fillRect(70, y, 25, 20, WHITE); // x, y, largura, altura // Olho direitodisplay.display();delay(1);}//delay(5);for (int y = 15, x = 25; y < 30, x > 20 ; y++ , x--) {display.clearDisplay();display.fillRect(30, y, x, 18, WHITE); // x, y, largura, altura // esquerdodisplay.fillRect(70, y, x, 18, WHITE); // x, y, largura, altura // direitodisplay.display();//delay(1);}}
